Decoração · Sutilezas

Lírio da Paz

700_500_Lirio_da_Paz_657_2

Como sabem, amo estar perto da natureza e procuro ter em casa as minhas flores e plantinhas preferidas. Adoro saber os significado e os benefícios que as plantinhas trazem para o lar  e hoje vou falar um pouquinho sobre lírio da paz.

De fácil cultivo, o lírio-da-paz, também conhecido como “bandeira branca” ou “espatifilo”, é originário da região equatorial da América do Sul,  preferindo ambientes mais quentes. Com flores brancas bastante charmosas, o lírio da paz é tipicamente comercializado como planta de vaso, pode ser deixado em ambientes internos ou externos e tolera ambientes com menor luminosidade. As plantas atingem geralmente 30 a 40 cm de altura, mas há espécies semelhantes que chegam a atingir 1,90 mt.

O lírio possui uma pesada bagagem cultural e, por isso, é rico em significados diversos. De maneira geral, ele representa leveza, pureza e inocência, assim como uma conexão espiritual. Como o nome já sugere, o seu significado também remete  paz e tranquilidade, sendo ótimo para ser dado como um pedido de desculpas ou mesmo para trazer calmaria ao lar.

Suas flores são em forma de espádice, na cor branca e com um perfume muito leve, quase imperceptível. Seu florescimento acontece o ano inteiro, mais abundante durante a primavera e verão.

Apresento a vocês o meu lírio da paz…

img_8593.jpg

Curiosidades:

Sua flor é na realidade uma bráctea, ou seja, uma folha branca que envolve a flor, com a intenção de destacá-la, enquanto sua verdadeira flor possui o formato de espiga, no centro da folha.

O trabalho da Nasa não se resume a descobertas sobre o espaço. Na verdade, às vezes eles estudam coisas bem terráqueas. Em uma pesquisa, a Nasa indica que o lírio da paz faz parte de um grupo de plantas reconhecidas por suas propriedades purificadoras de ar, decompondo e neutralizando gases tóxicos como formaldeído e monóxido de carbono (revista EXAME).

 

4 comentários em “Lírio da Paz

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s