Sutilezas

Noz Pecã

fullsizeoutput_ece

Como sabem, moro em uma chácara onde temos algumas árvores frutíferas e hoje apresento à vocês uma das maravilhas do nosso quintal… a NOGUEIRA PECÃ.

Nome popular: noz-pecã, noz americana; pecan nut, em inglês.

Nome científico: Carya illinoensis (Wang.) K.

Família botânica: Jungladaceae.

Origem e dispersão: a nogueira pecã é originária do Sul dos Estados Unidos, onde pode ser encontrada em estado nativo. No Brasil, foi introduzida por volta de 1910.

Características: a nogueira pecã é uma planta de grande porte, o que exige espaçamentos de 9 x 9 m ou 10 x 10 m. O tamanho das nozes é bastante variável com o cultivar, sendo necessárias de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg. Cada noz pesa de 60 a 150 g, com 50 a 60% de rendimento de amêndoa, dependendo da variedade. É alongada e lisa, diferente da noz-européia. Do seu alto teor de gordura total, boa parte é de óleos insaturados. A semente é nutritiva e doce, consumida após extraída da casca, lisa por fora e de cor castanha, com manchas negras. Os frutos são colhidos de março a abril.

Clima e solo: planta oriunda de clima temperado, pode ser encontrada em diferentes condições climáticas. No plantio, devem ser evitados os solos rasos, excessivamente secos e os sujeitos a longos períodos de encharcamento.

Propagação: pode ser realizada por enxertia de borbulhia, no verão, ou de garfagem, no inverno, sobre porta-enxertos oriundos de sementes.

Utilização: as amêndoas normalmente são consumidas in natura. Também podem ser utilizadas como as nozes comuns ou amêndoas, na confeitaria, na culinária e ainda como medicinais.

Não sabemos a história da nossa árvore. Quando os meus pais compraram o terreno há aproximadamente 20 anos atrás,  a nogueira pecã já estava lá, formada, grande e linda.

Hoje (12/05/2018) ela encontra-se assim… em fase de colheita…

Confesso que demoramos um tempo para descobrir que árvore era e estranhamos o seu ciclo que consiste em ser um tanto dramático, fazendo que pensássemos que ela havia morrido.

As nogueiras pecã ficam seis meses em dormência, ou seja, caem os frutos, em seguida suas folhas secam e caem também, só depois desses 6 meses que o seu ciclo se inicia novamente, suas folhas vão surgindo aos poucos, novas e verdinhas e em seguida vem seus frutos, e assim por diante.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s